Concluída a pavimentação no Lote 1 (Itupiranga/Novo Repartimento) da rodovia Transamazônica (BR-230/PA), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio do Programa de Supervisão Ambiental da BR-230/422/PA, acompanhou a instalação da sinalização vertical e horizontal nesse segmento, que tem aproximadamente 105 quilômetros. Esta etapa incluiu a implantação de estruturas que visam proteger a faixa de domínio, a circulação dos usuários da rodovia e o cuidado com o meio ambiente.
Dentre os serviços realizados estão a implantação de dispositivos de sinalização vertical, que são as placas de trânsito para advertir, regulamentar e indicar a forma correta para a movimentação de veículos e pedestres, e de sinalização horizontal, que é realizada através de marcações no pavimento para tornar a operação da rodovia mais eficiente e segura.
Como importante ferramenta de comunicação, essas sinalizações são de grande utilidade para a segurança nas estradas, proporcionando um trânsito mais seguro e uma viagem tranquila aos usuários. Toda a sinalização é executada conforme prescreve o “Manual de Sinalização Rodoviária”, do DNIT, atendendo às disposições do Código de Trânsito Brasileiro, bem como das resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que aprovam os Manuais de Sinalização Vertical de Advertência, de Regulamentação e o de Sinalização Horizontal.
Quando em obras, os sinais de trânsito são ainda mais essenciais, pois alertam pedestres e motoristas sobre as mudanças e obstáculos na rodovia, como por exemplo as frentes de serviços, interrupção no tráfego, desvios, etc, assim como descrito no tópico Sinalização e Segurança de Obras, do Programa Ambiental de Construção (PAC), um dos 13 programas ambientais em execução para atender ao processo de licenciamento do IBAMA.
Por isso, as placas de sinalização são uma importante ferramenta de comunicação e de grande utilidade para a segurança nas estradas. Respeitar esses sinalizadores é importante e salva vidas.